sexta-feira, 25 de junho de 2010

Religiosidade

Festa do Rosário 2009
Chácara - Paula Cândido-MG
Foto de João Eliseu Vieira

Alguns falam “Reinado” ou “Reisado”, outros “Congado”, algumas correntes gostam de defini-los “folclore”, mas o que caracteriza essa tradição é o amor e devoção a uma prática de crenças religiosas e culturais que somam na história e identidade de nosso país. A cultura dos negros e a dos brancos mesclando contrastes e criando sintonias, definiu segmentos de uma fé que contagia as pessoas há muitas gerações. Um dos pontos mais marcantes das cidades mineiras é a religiosidade, e Itaúna em especial, é palco de grandes manifestações de fé.

“Um abraço negro, um sorriso negro, traz felicidade” (cantiga dos negros)

A história conta que a origem do congado se deu na mistura de crenças religiosas dos portugueses e dos negros africanos que vieram para o Brasil, a mistura do catolicismo de Portugal com Nossa Senhora do Rosário somado aos elementos culturais dos negros. A necessidade de conviver com suas convicções fez com que o negro mineiro formalizasse sua cultura através desse modelo cristão.

Uma curiosidade:
Foto de João Eliseu Vieira
Jubileu de São José - Padroeiro da Cidade - 2010
Em nossa cidade se encontra o padre de maior idade e ainda em plena atividade. É o Monsenhor Licínio Fernandes de Oliveira. Sabe quantos anos ele tem? Tudo bem, eu digo! Tem 98 anos de idade e mais de 70 anos de sacerdócio. Batizou a maioria dos paulacandidenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário